SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE SANTA MARIA GORETTI

A imagem de Santa Maria Goretti apresenta a trajetória e as virtudes desta menina, morta aos 12 anos como mártir e canonizada 60 anos após sua morte, que ocorreu em 1890. Vamos compreender os símbolos que contam sua história.




O manto vermelho de Santa Maria Goretti

O manto vermelho de Santa Maria Goretti nos fala que esta santa foi mártir, isto é, foi morta por causa de sua fé em Jesus Cristo. E, de fato, A pequena Maria Goretti morreu por não ceder aos caprichos de um jovem desequilibrado de vinte anos. A família de Maria Goretti morava numa casa compartilhada com outra família, de sobrenome Serenelli. Na casa morava o jovem Alessandro Serenelli. Este passou a desejar e assediar Maria Goretti que, aos doze anos, já era uma moça feita e muito bonita. Goretti nunca cedeu às investidas de Serenelli, alegando sempre sua fé e alertando-o que se tratava de um pecado grave. Alessandro, porém, não desistiu. Assim, em 5 de julho de 1902 ele tentou estupra-la. Goretti resistiu e lutou com o agressor para se preservar. Mas Alessandro a esfaqueou onze vezes e fugiu. Maria Goretti sobreviveu por alguns dias, mas não resistiu. Esta é a razão de ela ser representada com o manto vermelho: a cor do sangue e dos mártires.


A túnica branca de santa Maria Goretti

A túnica branca de santa Maria Goretti representa sua pureza de coração e santidade. Com efeito, antes de falecer, a jovem santa disse que perdoava seu agressor e que rezava que, um dia, se encontrasse com ele no céu. E isto, de fato, aconteceu. Alessandro Serenelli foi preso, confessou o crime e se arrependeu. Passou 30 anos na prisão. Quando saiu, tornou-se imrão religioso e participou da canonização de Santa Maria Goretti em 1950. A pureza de coração desta menina, representada por sua túnica branca, converteu seu algoz e este foi salvo. Ele morreu aos 70 anos, tendo recebido os sacramentos, permanecendo até o fim na congregação religiosa.


O olhar de Santa Maria Goretti

O olhar de Santa Maria Goretti mostra a menina que enxerga além. Trata-se de um olhar de amor e de fé. Amor demonstrado através do perdão que ela ofereceu e fé porque, afinal, foi pela fé que ela resistiu e venceu a grande batalha de sua vida.


As mãos postas de Santa Maria Goretti

As mãos postas de Santa Maria Goretti mostram o 'como' e o 'porque' ela resistiu e venceu: foi por causa da oração. Sim. Santa Maria Goretti, embora tão nova, era uma menina de oração. Ela rezava especialmente o terço, hábito que ela adquiriu rezando junto com sua família todos os dias. Certamente foi esta profunda oração que sustentou a pureza e o amor da pequena santa.


A palma nas mãos de Santa Maria Goretti

A palma nas mãos de Santa Maria Goretti representa vitória dos mártires. Santa Maria Goretti recebeu a palma da vitória, a vitória daqueles que permanecem fiéis até o fim, sem ceder, sem se desviar. Goretti, mesmo tão nova, foi fiel e vitoriosa.


Os lírios de Santa Maria Goretti

Os lírios de Santa Maria Goretti são um símbolo da pureza de Jesus Cristo que resplnadeceu na vida desta pequena santa. Eles representam também a ressurreição e a santidade de Santa Maria Goretti em Cristo.


Oração a Santa Maria Goretti

'Óh Santa Maria Goretti, que, reforçada pela graça de Deus, não hesitou, mesmo com a idade de 11 anos, em derramar teu sangue em sacrifício da própria vida para defender tua pureza virginal, olhai graciosamente para a infeliz raça humana, que se desvia muito longe do caminho da eterna salvação. Ensinai-nos a todos, e especialmente à juventude, com coragem e presteza, que devíamos fugir, por amor a Jesus, de tudo o que possa ofender ou manchar as nossas almas com o pecado. Obtenha para nós a partir de Nosso Senhor, vitória na tentação, conforto nas tristezas da vida, e a graça que fervorosamente imploro-te, (fazer seu pedido), e possamos desfrutar um dia da imperecível glória do Céu. Amém.'

2 visualizações
SOBRE NÓS

Somos uma paróquia com atividades espirituais e sociais, sempre clamando a Deus por um novo pentecostes e ouvindo o grito dos excluídos.

LOCALIZAÇÃO

(88) 9 9747 7581

Rua Antônio Muniz

Cruz/CE - CEP 62595 - 000

 

pascompsf2019@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2020 Paróquia São Francisco de Assis, Cruz  - Ceará , Pastoral da Comunicação .