Papa: a pandemia é uma crise e não se sai igual de uma crise, ou saímos melhores ou saímos piores



Em sua catequese semanal, o Papa Francisco explicou as duas estratégias necessárias para combater a pandemia do coronavírus


O Papa Francisco afirmou hoje que a resposta à pandemia do coronavírus deve ser dupla: encontrar uma cura para o vírus em si e encontrar a cura para o "vírus" da injustiça social.

"A pandemia acentuou a difícil situação dos pobres e o grande desequilíbrio que reina no mundo. E o vírus, sem excluir ninguém, encontrou grandes desigualdades e discriminações no seu caminho devastador. E aumentou-as!", afirmou o Papa, em sua catequese semanal

Nesta dupla resposta de cura da pandemia há uma escolha que, segundo o Evangelho, não pode faltar: é a opção preferencial pelos pobres.

Segundo o Papa, esta não é uma opção política; nem sequer uma opção ideológica, uma opção de partidos.

A opção preferencial pelos pobres está no centro do Evangelho.


Estava no meio dos doentes, dos pobres e dos excluídos, mostrando-lhes o amor misericordioso de Deus. E muitas vezes foi julgado como homem impuro, porque cuidava dos doentes, dos leprosos, que segundo a lei da época, eram impuros. E Ele correu riscos por estar próximo dos pobres.

Por esta razão, os seguidores de Jesus reconhecem-se pela sua proximidade aos pobres, aos pequeninos, aos doentes, aos presos, aos excluídos, aos esquecidos, a quantos não têm comida nem roupa.

O Papa Francisco afirmou que o amor preferencial pelos pobres não deve ser tarefa apenas de alguns poucos, mas missão de toda a Igreja.

Partilhar com os pobres significa enriquecer-se uns aos outros. E se existem estruturas sociais doentes que lhes impedem de sonhar com o futuro, devemos trabalhar em conjunto para as curar, para as mudar.

0 visualização
SOBRE NÓS

Somos uma paróquia com atividades espirituais e sociais, sempre clamando a Deus por um novo pentecostes e ouvindo o grito dos excluídos.

LOCALIZAÇÃO

(88) 9 9747 7581

Rua Antônio Muniz

Cruz/CE - CEP 62595 - 000

 

pascompsf2019@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2020 Paróquia São Francisco de Assis, Cruz  - Ceará , Pastoral da Comunicação .