Esta catedral histórica nos Estados Unidos foi elevada a basílica menor



A Arquidiocese de Cincinnati, Ohio , anunciou no fim de semana que o Papa Francisco concedeu o título de basílica menor à Catedral de Saint Peter in Chains, que este ano completará 175 anos.

Saint Peter in Chains é a catedral mais antiga da arquidiocese.

Na Missa de 11h30 do sábado, 15 de agosto, o Arcebispo de Cincinnati, Dom Dennis M. Schnurr, anunciou com alegria a notícia e posteriormente leu o decreto assinado em 29 de junho pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

"É com grande alegria que vos trago hoje a maravilhosa notícia de que a nossa Catedral está agora entre as igrejas designadas e reconhecidas no mundo como basílica menor. É meu dever e responsabilidade ler esta manhã o decreto de concessão que inaugura publicamente a relação especial que esta grande catedral agora mantém com a Sé de Roma", anunciou o Prelado.

Da mesma forma, afirmou que "para todos nós que vivemos e adoramos em nossa arquidiocese, esta é uma grande bênção e honra que foi concedida à nossa igreja catedral".

Existem atualmente 89 basílicas menores nos Estados Unidos. Cerca de 1.700 igrejas são designadas desta forma em todo o mundo.

A Catedral Saint Peter in Chains foi inaugurada em 2 de novembro de 1845. Durante anos, foi a estrutura mais alta da cidade. No interior existe um grande mosaico que mostra cenas da vida de São Pedro. De acordo com a Arquidiocese, as influências artísticas do interior incluem os estilos Art Déco, grego antigo, cristão oriental e cristão primitivo. O edifício passou por uma grande reforma na década de 1950.

Jan Schmidt, reitor da catedral desde 2017.

Antes da pandemia da COVID-19, Saint Peter in Chains celebrava mais de mil missas por ano e era um local de peregrinação popular.

Em 2018, Pe. Schmidt, com a permissão de Dom Schnurr, solicitou à Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos que concedesse ao templo o título de basílica menor. As condições para a obtenção do título são que a igreja seja "um centro de liturgia ativa e pastoral", tenha "alguma notoriedade na diocese" e tenha "valor histórico e artístico".

O governador de Ohio, Mike DeWine, e o prefeito de Cincinnati, John Cranley, parabenizaram a comunidade católica.

"A Igreja Católica e o grande número de católicos em nossa região ajudaram a que a área da Grande Cincinnati seja um ótimo lugar para viver, trabalhar, brincar e rezar", disse o prefeito Cranley, que participou da Missa na qual se fez o anúncio.


6 visualizações
SOBRE NÓS

Somos uma paróquia com atividades espirituais e sociais, sempre clamando a Deus por um novo pentecostes e ouvindo o grito dos excluídos.

LOCALIZAÇÃO

(88) 9 9747 7581

Rua Antônio Muniz

Cruz/CE - CEP 62595 - 000

 

pascompsf2019@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2020 Paróquia São Francisco de Assis, Cruz  - Ceará , Pastoral da Comunicação .