Arcebispo de Olinda e Recife (PE) oferece Centro de Medicina a Governo para tratar Covid-19



A arquidiocese de Olinda e Recife (PE) tem sido grande aliada no combate a Covid-19 no estado de Pernambuco. Nesta segunda-feira, 4 de maio, o arcebispo metropolitano, dom Fernando Saburido, colocou à disposição do Governo Estadual o Centro de Medicina Diagnóstica e Hospitalar Dom Lamartine para o atendimento exclusivo a pacientes infectados com o novo coronavírus.

De acordo com o Regional Nordeste 2 da CNBB, o espaço inaugurado a menos de um ano funciona no Recife, anexo ao hospital da Santa Casa de Misericórdia, possui 28 leitos de enfermarias climatizadas, dez consultórios e salas equipadas com alta tecnologia para realização de exames.


“É uma área grande e recém-construída que pode ser adaptada para o atendimento das vítimas da Covid-19 e assim ajudar a desafogar os outros hospitais. O governo se comprometeu em enviar representantes para conhecer o local nos próximos dias”, afirmou dom Saburido ao site do Regional NE2 da CNBB.

O estado de Pernambuco contabiliza até esta segunda-feira, 4 de maio, 8.863 pacientes diagnosticados com a Covid-19 e 691 mortes. Desses, 220 são de novos casos confirmados e 39 mortes atestadas nas últimas 24 horas. Os pacientes dos óbitos confirmados tinham idades entre 31 e 90 anos e faleceram entre os dias 21 de abril e 03 de maio. Os dados são do último boletim divulgado, nesta segunda, pela da Secretaria Estadual de Saúde.


Ainda segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado, Pernambuco tem nesta segunda-feira, (4), 93% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A rede estadual de Saúde conta até o momento com 886 leitos, sendo 435 UTIs e 451 enfermarias, exclusivos para o atendimento de vítimas da pandemia.

A proposta de oferecer o centro de saúde foi apresentada na última sexta-feira, 1º de maio, durante reunião entre os bispos da Província Eclesiástica de Pernambuco com o governador do Estado, Paulo Câmara e secretários estaduais.

Diante da realidade no Estado, dom Fernando Saburido reiterou que ficam mantidos os decretos em relação à proibição de celebrações religiosas, reuniões e qualquer outra atividade que gere aglomeração de pessoas em todas as paróquias.


Fotos: ascom Santa Casa de Misericórdia do Recife e Unicap

11 visualizações
SOBRE NÓS

Somos uma paróquia com atividades espirituais e sociais, sempre clamando a Deus por um novo pentecostes e ouvindo o grito dos excluídos.

LOCALIZAÇÃO

(88) 9 9747 7581

Rua Antônio Muniz

Cruz/CE - CEP 62595 - 000

 

pascompsf2019@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2020 Paróquia São Francisco de Assis, Cruz  - Ceará , Pastoral da Comunicação .